28/02/2013

Sony a ir "High End"


No inicio de Janeiro, por altura do CES, a Sony anunciou que ia abandonar os dumbphones. Ia concentrar-se apenas nos smartphones android. E mesmo nestes, apenas na linha gama mais alta.

A estratégia faz todo o sentido. A Samsung vende 6 telemóveis por cada um da sony. E vende para todos os públicos e em todas as plataformas. Por outro lado, os telemóveis de média gama estão rapidamente a ser conquistados por marcas baratas (Huawei, por exemplo) que conseguem fazer coisas muitíssimo boas por 200€ (ou menos). A sony rapidamente apercebeu-se que era incapaz de ganhar no mercado low-end. No médio a prazo seria cada vez menos vendida, também perdendo. Resta-lhes o high-end - que em verdade sempre foi a sua casa e onde esta se sentiu bem.


Mas mesmo neste segmento vai ser difícil. Terá de concorrer com o iPhone, com os galaxys  samsung, com os nexus da google com a HTC (e mesmo, embora improvável com os Lumia da Nokia). Mas pelo menos este segmento tem margens interessantes e pelas quais vale a pena lutar.


E a sony tem experiência neste segmento, produzir coisas caras mas que os consumidores associem a produtos premium e com valor premium (e custo premium também).
Finalmente a estratégia anunciada chegou à comunicação. Vale a pena ver o video em baixo... um passeio na história dos grandes produtos sony terminando num equipamento de ultima geração. (O fim do spot tem algo de Sony Bravia)




Já agora os restantes anúncios desta campanha: