28/03/2013

Quando o retalho Online e físico colidem



Interessante texto este que mostra como o retalho físico está a entrar no online e vice-versa.

A walmart, que está a menos de 8km de 66% de todos americanos, quer começar a vender mais na web. Tal como a Amazon, parece que  vai instalar "lockers" (cacifos) nas suas lojas para o levantamento das encomendas online. (Este canal já não é propriamente margial. Se a Amazon vende nos USA 61$ mil milhões, a Walmart só neste canal vendeu 9 mil milhões!)

A Amazon por outro lado, parece estar à frente no jogo e já tem muitos destes cacifos. O divertido é que parece que os cacifos estão em "lojas" como o 7/11 ou a Staples.

Ao mesmo tempo ambas lutam para conquistar as compras no território móvel. A Walmart está a instalar formas de pagamento com o iPhone. A amazon a vender a preço de custo os seus tablets.

A Walmart porém tem uma grande vantagem. Poderá usar as suas milhares de lojas como mini armazéns ou centro de distribuição.

Por fim no dia em que li esta notícia, li que na Walmart pensam em usar os clientes do retalho físico nas entregas dos pedidos online. Em troca dão um desconto igual ao custo dos combustíveis  Não consegui deixar de sorrir ao pensar que isto seria/será possível.